domingo, 5 de fevereiro de 2012

AUTO-ENCONTRO





A ansiosa busca de afirmação da personalidade leva o indivíduo, não raro, a encetar esforços em favor das conquistas externas, que o deixam frustrado, normalmente insatisfeito.

Transfere-se, então, de uma para outra necessidade que se lhe torna meta prioritária, e, ao ser conseguida, novo desinteresse o domina, deixando-o aturdido.

A sucessão de transferências termina por exauri-lo, ferindo-lhe os interesses reais que ficam á margem.

Realmente, a existência física é uma proposta oportuna para a aquisição de valores que contribuem para a paz e a realização do ser inteligente. Isto, porém, somente será possível quando o centro de interesse não se desviar do tema central, que é a evolução.

Para ser conseguida, faz-se imprescindível uma avaliação de conteúdos, a fim de saber-se o que realmente é transitório e o que é de largo curso e duração.

Essa demorada reflexão selecionará os objetivos reais dos aparentes, ensejando a escolha daqueles que possuem as respostas e os recursos plenificadores.

Hoje, mais do que antes essa decisão se faz urgente, por motivos óbvios, pois que, enquanto escasseiam o equilíbrio individual e coletivo, a saúde e a felicidade, multiplicam-se os desaires e as angústias ceifando os ideais de enobrecimento humano.

*

Se de fato andas pela conquista da felicidade, tenta o auto-encontro.

Utilizando-te da meditação prolongada, penetrar-te-ás, descobrindo o teu ser real, imortal, que aguarda ensejo de desdobramento e realização.

Certamente, os primeiros tentames não te concederão resultados apreciáveis.

Perceberás que a fixação da mente na interiorização será interrompida, inúmeras vezes, pelas distrações habituais do intelecto e da falta de harmonia.

Desacostumado a uma imersão, a tua tentativa se fará prejudicada pela irrupção das idéias arquivadas no inconsciente, determinantes de tua conduta inquieta, irregular, conflitiva.

*

Concordamos que a criatura é conduzida, na maior parte das vezes, pelo inconsciente, que lhe dita o pensamento e as ações, como resultado normal das próprias construções mentais anteriores.

A mudança de hábito necessita de novo condicionamento, a fim de mergulhares nesse oceano tumultuado, atingindo-lhe o limite que concede acesso às praias da harmonia, do auto descobrimento, da realização interior.

Nessa façanha verás o desmoronar de muitas e vazias ambições, que cultivas por ignorância ou má educação; o soçobrar de inúmeros engodos; o desaparecer de incontáveis conflitos que te aturdem e devastam.

Amadurecerás lentamente e te acalmarás, não te deixando mais abater pelo desânimo, nem exaltar pelo entusiasmo dos outros.

Ficarás imune à tentação do orgulho e à pedrada da inveja, à incompreensão gratuita e à inimizade perseguidora, porque somente darás atenção à necessidade de valorização do ser profundo e indestrutível que és.

Terminarás por te venceres, e essa será a tua mais admirável vitória.

Não cesses, portanto, logo comeces a busca interior, de dar-lhe prosseguimento se as dificuldades e distrações do ego se te apresentarem perturbadoras.




Franco, Divaldo Pereira. Da obra: Momentos Enriquecedores.
Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis.
Salvador, BA: LEAL, 1994

11 comentários:

  1. Mensagem linda e perfeita!beijos,ótima semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Busca interior é o que devemos fazer na integridade de nosso ser. Belíssima reflexão! Obrigada! Abraços, Célia.

    ResponderExcluir
  3. Amada irmã Verinha,

    Obrigada pelo carinho de sua iluminada visita.

    Abraços de luz

    ResponderExcluir
  4. OI VERINHA!
    QUE TEXTO MARAVILHOSO E ENRIQUECEDOR,É PARA SER ARQUIVADO E RELIDO MUITAS VEZES.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá Verinha. Esse deve ser o nosso caminho, a reforma íntima. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá,Verinha!!

    Que bela mensagem!!!Acredito que o sentido da vida é a evolução, e para que ela ocorra precisamos fazer a reforma íntima.Imprescindível!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Agradeço a todos que deixaram recados nesse cantinho.Beijos de luz.

    ResponderExcluir
  8. Querida amiga Verinha, vim agradecer suas palavras de carinho pelo meu aniversário. Adoro ser mimada!!! Fiquei muito feliz. Bjs 1000. Muita paz!

    ResponderExcluir
  9. Verinha queriiida!
    Como podes ver, estou atrasadadíssima com a leitura dos meus e-mails, mas leio todos e retribuo. Às vezes, demoro, mas chego lá. rs
    Um excelente domingo pra ti! Cheio de paz e luz!
    Beijoquinhas!

    ResponderExcluir
  10. Verinha que mensagem maravilhosa!! Amei.
    Aproveito para agradecer sua carinhosa visita, seja sempre bem vinda.
    Um grande abraço! Deus a abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  11. Amada irmã Verinha,

    Obrigada pelo carinho de sua visita. Tenha um final de semana cheio de paz, amor e muita esperança.

    Abraços de luz

    ResponderExcluir